Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

CET - Conselho Estadual de Tombamento

CLAUDIO PRADO DE MELLO

CARGO: Presidente

Arqueólogo pela Universidade Estácio de Sá/UNESA (1986). Professor Mestre em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1994). Especialista em Arqueologia Funerária do Egito e Oriente Próximo Antigo e Membro daMission Archeologique Du Bubasteion – Saqqarahentre 1996 e 2002. Fundador (1990) e atual Presidente do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro/IPHARJ. Atual Diretor do Memorial da Humanidade. Membro Fundador (1990) do Laboratório de História Antiga do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Professor Convidado do LHIA / IFCS/ UFRJ (1990 e 2002). Artista Plástico e Produtor Cultural desde 1981. Membro da European Association of Archaeologye do British Council of Archaeology. Ex-Conselheiro da Cadeira Territorialidade do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro entre 2016 e 2019 e Ex- Conselheiro do Conselho Estadual de Tombamento (2017-2019). Atual da Presidente do Conselho Estadual de Tombamento. Como desenvolvedor do Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico do Rio de Janeiro/IPHARJ, único Instituto no Brasil credenciado perante o ICAHM (International Committee for Archaelogical Heritage Managementda UNESCO), e do Memorial da Humanidade, credenciou tais instituições junto ao IBRAM, IPHAN, Ministério da Cultura e, no exterior, como Membro do ICOMOS (International Council on Monuments and Sites, UNESCO), daPlataforma EVoCH – Portugal e Espanha e do European Association of Archaelogy.

CLAUDIA MARCIA FERREIRA

CARGO: Conselheira

Museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro. Foi diretora do Museu de Folclore Edison Carneiro no período de 1982 a 1990. Desde então assumiu a direção do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular ao qual se integra o Museu de Folclore, hoje no âmbito do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura. Desenvolve programas e projetos voltados especialmente para o campo da museologia, do artesanato e da arte popular, tendo publicado artigos e textos em catálogos e outras edições institucionais da Funarte e do Iphan. Foi presidente do Conselho Federal de Museologia no período de 1990 a 1991. Integrou o Grupo de Trabalho que assessorou a Comissão na elaboração da proposta de criação do Registro e do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, instituídos pelo Decreto 3551, de agosto de 2000.

DOM MAURO FRAGOSO

CARGO: Conselheiro

Mauro Maia Fragoso é monge beneditino do Rio de Janeiro. Possui doutorado em geografia, na linha de pesquisa natureza e cultura, pela UERJ; mestrado em artes visuais, na linha de pesquisa história e crítica da arte, pela UFRJ; graduação em Teologia pelo Instituto Teológico do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro; graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna. Integra o corpo docente da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Participa do corpo editorial da Coletânea - Revista de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.

OLÍNIO GOMES PASCHOAL COELHO

CARGO: Conselheiro

Arquiteto, FAU/UFRJ. Urbanista, FAU/UFRJ. Licenciatura em Matemática, UERJ. Bacharelado em Português-Literaturas, FL/UFRJ. Professor Titular de Teoria da Arquitetura, FAU/UFRJ. Livre Docente e Doutor em Arquitetura, FAU/UFRJ. Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais/ Unesco/ Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália. Curso Superior de Guerra/ESG. Mestrado incompleto em Educação, UFRJ. Assessor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-FAPERJ. Avaliador institucional e de cursos de arquitetura do INEP/MEC. Sócio Efetivo e Primeiro Secretário do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vassouras. Ex-Conselheiro e ex-II Vice-Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro - Crea RJ. Ex-Decano do Centro de Arquitetura e Artes da Universidade Santa Úrsula. Ex-Professor Titular da Universidade Santa Úrsula, do Instituto Metodista Bennett e das Faculdades Integradas Silva e Souza. Ex-Diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM. Ex-Chefe do Serviço de Tombamento e Proteção da Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Guanabara e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Ex-membro do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro. Ex-membro do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Vassouras.

DORA MONTEIRO E SILVA DE ALCÂNTARA

CARGO: Conselheira

Arquiteta, representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/RJ no Conselho Estadual de Tombamento; Professora Titular Aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Ufrj; Professora Aposentada da Faculdade de Arquitetura/Ferp – Barra do Piraí e Consultora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

JANAINA DE MOURA RAMALHO ARAUJO AYRES

CARGO: Conselheira

Graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro(1998); Mestra em Artes Visuais na linha de pesquisa de História e Crítica da Arte, pela EBA/UFRJ (2009); Pós-graduada (latu-sensu) em História da Arte Sacra na Faculdade de São Bento do Riode Janeiro(2011); e Doutora em Artes Visuais na linha de pesquisa de História e Crítica da Arte, pela EBA/UFRJ (2014), como bolsista da CAPES e com bolsa sanduíche concedida pelo CNPq em Portugal. Lecionou como professora substituta na Escola de Belas Artes- UFRJ nos Departamentos BAR (Técnicas e Representação) e BAH (História e Teoria da Arte), e no curso de pós-graduação (lato sensu) em História da Arte Sacra da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de História da Arte e História da Arte Sacra no Museu Sacro Franciscano. É integrante do grupo de pesquisa Perspectiva Pictorum, FAFICH - UFMG; e membro do Conselho Estadual de Tombamento - INEPAC - SECEC, RJ.

ANTONIO SEIXAS

CARGO: Conselheiro

Advogado e Historiador. Especialista em Direito Ambiental (UCAM), Especialista em Projetos Culturais (PUC Minas), Especialista em História do Brasil (IUPERJ), Especialista em História do Rio de Janeiro(UFF), Especialista em História da Arte Sacra (FSBRJ), Especialista em História Militar (UNISUL) e Mestre em História (UNIVERSO). Sócio efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, da Associação Nacional de História – Seção do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP e do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira - CEIB. Sócio-Adjunto do Colégio Brasileiro de Genealogia. Membro titular do Colegiado de Patrimônio Cultural Material do Conselho Nacional de Política Cultural (2016-2018). Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Magé (2013-2015). Presidente da Comissão Pró-Memória da OAB-Magé (2013-2021).

SÔNIA RABELLO DE CASTRO

CARGO: Conselheira

LUCIANO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

CARGO: Conselheiro

Arquiteto e Historiador

Membro do Instituto Histórico de Petrópolis

Membro da Comissão do Patrimônio Cultural do Instituto dos Arquitetos do Brasil

Emérito do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Emérito do IBRAM Instituto Brasileiro de Museus

Professor de História da Arte e da Arquitetura

Coordenador do Curso de Pós Graduação em Restauração de Arqueologia do INBEC Instituto Brasileiro de Educação Continuada

Diretor do Ateliê Belmonte, escritório de Arquitetura e Restauração

VICTORINO COUTINHO CHERMONT DE MIRANDA

CARGO: Conselheiro

Advogado, Vice-Presidente (1º) do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro/IHGB e seu representante no Conselho Estadual de Tombamento; Membro do PEN Clube do Brasil, da Academia Brasileira de Arte, do Colégio Brasileiro de Genealogia. Sócio correspondente da Academia Portuguesa da História e dos Institutos Históricos do PA, RS, PE, DF, RJ, AL, PB, RN, ES, SC, BA, SE, PR, SP, Petrópolis e Sorocaba. Presidente do Conselho Consultivo da Associação de Amigos do Museu Imperial – SAMI, e membro do Conselho Deliberativo da Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional - AAMHN. Sócio Fundador do Instituto de Preservação do Vale do Paraíba/PRESERVALE. Ex-integrante do Conselho Nacional de Política Cultural, do MinC, e do Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo – MoW Brasil, da UNESCO.

WILMA DA ROCHA

CARGO: Conselheira

Arquiteta e especialista em restauração.

Foi servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN por mais de trinta anos, atuando na elaboração, execução, análise, supervisão, coordenação e gerenciamento de projetos e obras de diversos e importantes monumentos tombados no Rio de Janeiro pelo Governo Federal. Foi Coordenadora de obras e projetos do Iphan-RJ e Superintendente Regional Substituta do Iphan-RJ em diferentes momentos. Foi, durante seguidos anos, Membro do Conselho Estadual de Tombamento do Estado do Rio de Janeiro, cuja participação e experiência se fez notar e que fundamentou a indicação do seu nome.

SELMA FRAIMAN

CARGO: Secretária Geral

MAURO PAZZINI DE SOUZA

CARGO: Conselheiro
  • Arquiteto, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Perito Judicial.
  • Servidor do Instituto do Patrimônio Artistico Nacional (IPHAN) desde 1984 e seu representante no Conselho Estadual de Tombamento do RJ - CET/INEPAC.
  • Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos - CECRE/UFBA (1996);
  • Formado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia - CAEPE/ESG (2009);
  • Ex - Superintendente Regional do IPHAN/RJ (2006);
  • Membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Niterói desde 2014;
  • Membro da Câmara Técnica do CONARQ de 2016 a 2019.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil